O ponto é: se você é convidado para uma reunião, é porque o organizador desta entende que você tem algo a agregar no tema.
Isto é, os participantes da reunião esperam que todos os presentes deem suas opiniões, contribuam com ideias, levantem possíveis problemas e tragam soluções.
As pessoas querem te ouvir.
Eu sei o que você vai falar: “Ahhh, mas na minha empresa não… é uma zona, chamam as pessoas sem foco para a reunião, não tem objetivos claros do que queremos sair como to dos do papo…”
Bom, pode até ser (e sei que isso acontece com muuuitaaa frequência), mas eu quero te falar duas coisas:
a) se você também é a pessoa que agenda reuniões sem passar aos convidados os objetivos claros do que você quer com a conversa e o que quer sair de resultado desta reunião, você está contribuindo para manter esta cultura que não gosta…e,
b) se você topou estar presente na reunião, a partir deste momento é esperado que você traga contribuições. Afinal, nosso tempo é o bem mais precioso e o que todos queremos é que nossas reuniões sejam produtivas, com definições ou, no mínimo, que tenham próximos passos.
Está na hora de parar de entrar de uma reunião em outra sem foco. É necessário se PREPARAR para elas.
Algumas ideias de rotina a serem criadas para você começar a desenvolver esse hábito e começar a participar ativamente das reuniões:
1) No final do seu dia, comece a reservar 15 minutos para organizar o seu dia seguinte. Veja as reuniões que terá, os temas e reflita sobre quais pontos você gostaria de levar de dados ou trazer algo importante para a discussão.
Traga para a consciência como você pode contribuir para uma reunião mais rica e eficiente.
2) Não deu para fazer este planejamento no final do dia? Que tal aproveitar o início da manhã? No momento do cafézinho, para organizar a sua agenda do dia?
3) Ou, pegar 10 minutos antes de cada reunião para organizar sua mente e rascunhar os principais pontos que gostaria de trazer para o papo.
Parece algo tão simples e tão óbvio, certo? Mas a grande maioria das pessoas não faz. É necessário construir o comportamento.
E entenda: preparar-se antecipadamente faz com que você contribua de forma significativa.
Impacta na sua carreira. E, além de tudo isso, começar este processo é desenvolver um novo hábito saudável, pois ele te trará maior autoconfiança, redução da ansiedade e sensação de realização!
Bora lá mostrar todo o seu conhecimento e agregar com a sua visão.